A atuação das entidades representativas na defesa dos interesses da categoria profissional em todas as esferas, seja no âmbito executivo, judiciário, legislativo ou até mesmo interna corporis, foi de grande importância para os avanços conquistados pelos militares estaduais no ano de 2019.
O presidente da Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AOFMS), Cel PM Alírio Villasanti, explica que é notória a competição que existe entre as diversas categorias profissionais que atuam no mesmo âmbito profissional nas áreas da segurança, saúde, educação e etc. A inércia de determinada categoria, seja na defesa ou no seu exercício de suas competências, pode implicar no avanço de outras categorias sobre essa competência.
“É por meio do trabalho dessas entidades, como, por exemplo, a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (FENEME), da qual a AOFMS é filiada, que se consegue a preservação ou a ampliação de competências e melhorias de condições aos seus integrantes,” ressaltou o Cel Alírio Villasanti.
A importância desse trabalho ganha relevância no âmbito federal, considerando que é nesse espaço em que se pode alterar a estrutura da segurança pública e, por consequência, a própria configuração das instituições federais, estaduais e municipais que compõem o sistema.