Na última sexta-feira (26), o presidente da AOFMS, Coronel Alírio Villasanti esteve presente na formatura dos 53 alunos-oficiais da corporação, no qual presenciou a entrega da primeira Espadim Tiradentes, arma símbolo dos Cadetes. O evento aconteceu na Academia da PM, na Vila Nova Campo Grande.
A solenidade permite aos futuros oficiais conhecerem a dinâmica técnica e operacional da PM, desde os primeiros passos dentro da Instituição.
Em ambiente amplo, aberto e cumprindo todas as normas de biossegurança, a ritualística militar foi executada com guarda de honra, banda de música e desfile da tropa.
“Além de uma solenidade emocionante, a entrega do Espadim, símbolo dos Cadetes representa um momento histórico para a Instituição. Isso fortalece a Polícia Militar e reafirma o compromisso em atender a nossa sociedade, sempre respeitando os princípios constitucionais, além de ser a defensora da cidadania, de forma combativa, com honra e humanidade”, enfatizou o presidente da AOFMS.
Entenda o símbolo:
O Espadim Tiradentes, constituído pela união harmônica do aço, do ouro e do marfim, traz em sua lâmina a inscrição em latim “Pro-lege Vigilanda”, que significa para vigilância da lei, e é conferido ao Cadete da Polícia Militar como símbolo da autoridade, da honra e da dignidade, como referência e culto à memória do Mártir da Inconfidência Mineira, Alferes da Tropa de Cavalaria de Minas, Joaquim José da Silva Xavier, cognominado Tiradentes, Patrono das Polícias do Brasil, conforme estabelecido no Decreto nº 9.208, de 29 de abril de 1946.
O Espadim, portanto, é muito mais que uma arma, é símbolo de conquista, de realização, de honra e de dignidade é de grande valor destacar a tradição que esta arma representa sendo justo o orgulho de quem a ostenta.