Uma entidade forte também se faz com representatividade e nesta última semana o presidente da AOFMS, coronel PM Alírio Villasanti Romero, participou ativamente de diversos eventos, debatendo e apresentando soluções para os problemas que permeiam a categoria, a instituição e a sociedade.
No dia 28 de junho, terça-feira, em audiência com o Comandante Geral da PMMS, coronel PM Jorge Edgard Júdice Teixeira, foram tratados diversos assuntos de interesse da instituição como a publicação das promoções dentro do prazo estabelecido pela legislação, a previdência dos militares estaduais, bacharel em Direito para o ingresso na carreira do oficial, a regulamentação da carga horária e da hora-extra, a confecção do TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) pela PM, o porte de arma dos inativos, o Código de Ética que está sendo elaborado com outras entidades, bem como foi feito uma análise da segurança pública na região fronteiriça do Estado.
Na quinta-feira (30/06) o presidente da AOFMS esteve com o deputado estadual Coronel David para tratar do projeto de lei que revoga o inciso V do art. 23 da Lei Complementar 127/2008. Tal disposição de lei concede aos militares estaduais ativos, gratificação de 10% quando estiverem lotados como chefes de seções, motorista de viatura, entre outras funções. “A AOFMS estará acompanhando o andamento da tentativa de revogação na lei e vai lutar para impedir que sejam tirados direitos da categoria”, frisou o presidente.
No mesmo dia o coronel Alírio Villasanti participou da reunião semestral realizada pelo Comando da Polícia Militar, com todos os comandantes de Unidades e Grandes Comandos, onde foram abordados assuntos de interesse da instituição, tanto a nível estadual como nacional.
Já na sexta-feira (01) o presidente da entidade se reuniu com o Secretário Especial de Governo, Felipe Mattos, para colocar em pauta o que ficou acertado durante as negociações salariais de 2016, como a correção do quinquênio, a implantação do 7º nível, o calendário de cursos, bacharelado em Direito para ingresso de oficiais, correção das distorções, entre outras demandas.
Participaram também da reunião os Comandantes Gerais da PM e Bombeiro Militar, respectivamente, coronel PM Júdice e o coronel BM Esli Ricardo Lima, os presidentes da ABSS e ACS, tenente Thiago Mônaco Marques e Edmar Soares da Silva.
AINDA MAIS
A AOFMS foi convidada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS) para compor o Comitê contra o Caixa Dois nas Campanhas Eleitorais e nesta semana aconteceram dois encontros no auditório da entidade jurídica na capital.
O primeiro na segunda-feira (27/06), com a presença de diversos representantes da sociedade civil, entre eles o Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa e na sexta-feira (01) foi realizado Workshop com o tema Financiamento de Campanhas e Prestação de Contas Eleitorais 2016.
O objetivo do Comitê é fomentar o cumprimento da legislação eleitoral e contribuir com os órgãos competentes na fiscalização nos pleitos municipais neste ano. Para o coronel PM Alírio Villasanti é uma honra ajudar efetivamente no combate a corrupção, “o processo democrático deve ser apoiado em propostas, ideias e serviços, a corrupção no processo eleitoral traz graves consequências para democracia”, pontuou.
E na terça-feira (28/06), o presidente da AOFMS, participou de mais uma reunião do “Pacto Juntos por Campo Grande”, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG).
A iniciativa propõe por meio da colaboração de diversos representantes da sociedade civil, produzir um documento que auxiliará a gestão municipal a trabalhar de forma eficiente pela saúde, educação, segurança, planejamento urbano e vários outros setores.
“Quero parabenizar o presidente da ACICG e coordenador do Pacto João Polidoro por mais este projeto. Tenho participado das reuniões e palestras, atividades enriquecedoras e que possibilitam uma visão diferenciada e inovadora”, ressaltou coronel Alírio Villasanti.