Oficializado nesta sexta-feira (26/06), na Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Coronel Carlos Renato Machado Paim falou com o presidente da AOFMS (Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul), Cel Alírio Villasanti e enviou um recado aos militares do Estado.
Natural de Aquidauana, ele promete representar os Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul diante do Ministério da Justiça e Segurança Pública e se diz lisonjeado pela lembrança da AOFMS.
“Senhor Cel Alírio Villasanti transmita nossos cumprimentos aos policiais e bombeiros militares de Mato Grosso do Sul.
Eu, como natural de Aquidauana, sinto-me lisonjeado por ter sido lembrado pelos senhores. Espero poder representá-los diante do Ministério da Justiça e Segurança Pública e que em breve possa voltar a minha terra natal e conversar sobre como podemos ajudar a segurança pública do nosso Estado. Com muito orgulho informo aos senhores que além de militar estadual, sou um sul-mato-grossense à disposição de todos!
Coronel da Polícia Militar do Distrito Federal, Carlos Paim já vinha respondendo pela secretaria, em caráter provisório, desde maio, quando o ex-secretário Guilherme Theophilo deixou o cargo para o qual foi nomeado durante a gestão do ex-ministro Sergio Moro, que deixou o governo em abril.
A portaria de nomeação foi publicada nesta sexta-feira (26) no Diário Oficial da União e é assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil.
Entre outras atribuições estabelecidas pelo Decreto nº 9.662, de 2019, caberá ao secretário coordenar e promover a integração da segurança pública no território nacional; coordenar as atividades da Força Nacional de Segurança Pública; promover o ensino e a capacitação dos profissionais de segurança pública em colaboração com os estados e com o Distrito Federal, além de elaborar propostas de leis.