A Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AOFMS), está contribuindo com a realização do Seminário de Direito Militar, proporcionando a participação do juiz militar de São Paulo Ronaldo João Roth no encontro, o terceiro realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do MS (OAB/MS), em parceria com outros organismos militares e civis, com o objetivo de apresentar um panorama geral sobre a situação do setor no País.
Na última semana, na sede da OAB/MS, foi realizada mais uma reunião entre os integrantes da Comissão de Justiça e Segurança Pública da Ordem, para confirmação dos palestrantes, coordenadores de mesas e debatedores durante as palestras, que acontecem no seminário, que será aberto na noite de 26 de março e prosseguirá nos outros dois dias com palestras e conferências de especialistas na área.
Segundo o presidente da AOFMS, coronel PM, Alírio Villasanti Romero, todos da Comissão da OAB e das entidades parceiras estão focados na qualidade do seminário, para trazer subsídios às autoridades civis e militares; ao poder público e à população, a atual situação da segurança pública no Brasil. “Vivemos um momento histórico, de mudanças políticas, que esperamos e confiamos que serão para melhor e por isso, nossos esforços para trazer o juiz militar paulista para compartilhar suas experiências e conhecimentos aos sul-mato-grossenses”, destacou.
PALESTRA NA AOFMS
O juiz militar Ronaldo Roth, além da conferência no simpósio, ministrará uma palestra na sede da associação, na manhã de 29 de março, direcionada aos oficiais e membros da Corregedoria e integrantes das Seções de Justiça e Disciplina (SJD) das unidades.
Outro palestrante convidado pela AOFMS é o capitão PM Rodrigo Elias da Silva, da Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo (PMSP), responsável pelo Inquérito Policial Militar (IPM) que resultou em 54 prisões no final do ano passado, na maior operação da Procuradoria de Justiça Militar (PJM) ocorrida naquele estado para combater os crimes de organização criminosa, corrupção, associação para o tráfico e outros.
“Desde que assumimos a associação, temos buscado promover e fomentar discussões acerca de grandes temas nacionais e estaduais, de grande importância para a carreira dos integrantes da PM e do Corpo de Bombeiros Militar e da segurança pública como um todo, bem como apoiar as corporações militares nas suas demandas”, destaca Villasanti.
Villasanti lembrou ainda os dois primeiros seminários sobre segurança pública realizados pela AOFMS contaram com importantes participantes, como um oficial da Polícia francesa e um integrante do Fórum Nacional de Segurança, quando foi discutido o ciclo completo da polícia e o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), com a presença do coronel Elias Miler da Silva, da Polícia Militar de São Paulo e de outras expressivas autoridades militares.
Ainda de acordo com Villasanti, graças à realização desses seminários e outros simpósios sobre segurança pública, a associação sugeriu a criação da Comissão de Direito Militar pela OAB/MS, que tem como integrante a assessora jurídica da AOFMS, Klennya Pereira Denis. “Todos da comissão estão trabalhando para que esse seminário sobre Direito Militar realizado pela OAB/MS e as entidades parceiras proporcionem a atualização de conhecimentos na área aos participantes, sejam militares, ou civis e ainda os operadores do Direito”, destacou o presidente da AOFMS.
O coronel ressalta ainda que a AOFMS tem contado com o apoio da Corregedoria-Geral da PM, por intermédio do coronel Voltaire Flamarion Garcia Diniz e do capitão Marcel Vargas Fernandes. “Vamos continuar trabalhando juntos pela classe”, concluiu.
Parabéns pela iniciativa