A Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AOFMS) foi eleita integrante do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Conesp) para o biênio 2020-2022. A seleção foi feita pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) .
“Entendo ser importante participar da CONESP, pois será mais um órgão colegiado, onde a entidade representativa dos oficiais poderá levar as suas ideias para a melhoria da segurança pública e da defesa social do MS. Dizer também que um dos objetivos da diretoria da AOFMS é o fortalecimento da categoria dos oficiais com a participação em colegiados, onde se debatam a melhoria da segurança pública e por consequência da sociedade sul-mato-grossense. Por isso participamos de vários conselhos existentes”, discursou o presidente da AOFMS, Coronel Alírio Villasanti.
Criado por meio da Lei nº 5.403, de 27 de setembro de 2019, o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Conesp) é um órgão colegiado de natureza consultiva, sugestiva e de acompanhamento social das atividades de segurança pública e defesa social, que tem por finalidade apoiar os órgãos e entidades estaduais na formulação, implantação, monitoramento e avaliação das políticas públicas nas áreas de segurança pública e defesa social.
Além dos representantes de entidades e organizações da sociedade, o Conesp será composto por autoridades da Secretaria de Justiça e Segurança Pública; Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica; Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros Militar; Polícia Civil; Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário; Comissão Permanente de Segurança Pública e Defesa Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul; Tribunal de Justiça; Ministério Público; Defensoria Pública; e Ordem dos Advogados do Brasil (Seção MS).
O resultado foi divulgado no último dia 8, no no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul. Confira no link: https://www.spdo.ms.gov.br/diariodoe/Index/PaginaDocumento/46028/?Pagina=42
Outras duas entidades foram eleitas juntamente com a AOFMS, a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG); e a Associação de Delegados de Polícia do Estado de Mato Grosso do Sul (Adepol).