O Diretor Presidente da AGEPEN, Aud de Oliveira Chaves; o Superintendente de Segurança Pública e Políticas Penitenciárias da SEJUSP, Coronel Edilson Osnei Nazareth Duarte; o Comandante Geral da PM, Cel Marcos Paulo Gimenez e o Diretor do DOF, Cel PM Wagner Ferreira da Silva, entre outras autoridades, conseguiram superar o impasse criado com recente decisão judicial que determinava que a Polícia Militar de Dourados assumisse todas as torres das muralhas da Penitenciária Estadual de Dourados (PED), retirando os Policiais Militares das ruas da cidade, e com isso prejudicando sensivelmente o trabalho preventivo e ostensivo desenvolvido pela PM de Dourados, bem como o atendimento das ocorrências policiais.
O que ficou definido:
Cronograma para substituição gradual da guarda externa da penitenciária feita através das torres na muralha que circunda o estabelecimento, que passarão a ser feitas pelos policiais penais da AGEPEN.
Parceria entre a PM e a AGEPEN no que tange as custódias/escoltas de reeducandos em unidades de saúde.
O reforço do policiamento de Dourados e região pelo DOF e Batalhão de Choque.
Disponibilização de recurso, pela AGEPEN, para pagamento de gratificação aos Policiais Militares que atuarem na guarda externa, semelhante a hora extra paga aos Policiais Penais.
Por fim, firmou-se parceria para capacitação dos Policiais Penais que desempenharão a função.
A ação imediata da diretoria da AOFMS em questionar tal situação foi importante para buscar superar o impasse. Em defesa aos Policiais Militares de Dourados, a associação foi a primeira a se posicionar para que a decisão judicial fosse revista.
Ressalta o presidente da AOFMS, Cel PM Alirio Villasanti que a entidade sempre se posicionará de forma combativa na defesa dos Militares Estaduais, quando seus direitos são aviltados e os cidadãos têm a sua segurança colocada em risco.